Algo a mais na sua vida. Seja bem-vindo(a)!

Post Top Ad

Post Top Ad

Prioridades mal-traçadas...

Já faz algum tempo que li algo sobre uma pesquisa indicando que o estado do Rio Grande do Sul é o estado que menos investe em eduação, se eu não estou errado esta pesquisa foi publicada no Jornal Zero Hora em meados de julho deste ano. O que eu mais reflito neste momento é: que diferença isso faz neste país?

Somos um país que investe pouco em educação, seja lá onde for. Pagamos as taxas mais absurdas para sustentar os parlamentares do país e nada melhora neste país. Não importa se estamos no Acre, no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, onde for, temos sérios problemas em Educação. Escolas sem infra-estrutura, professores sem conhecimento suficiente (existem professores que não conhecem a forma padrão de nossa língua), escolas absolutamente abandonadas às traças e ao mofo, estes são locais onde poderiam ser formados grandes profissionais e estão largados, esperando a degradação.

Se pensarmos, nós somos culpados, por permitimos coisas como estas, entretanto, a sociedade nos aliena, nos afasta dos problemas e nos esconde de tudo que é mais importante, o nosso próximo. Até quando veremos cérebros com perspectivas enormes e futuro promissor nas mãos acabar nas mãos do tráfico de drogas, por não haver outras opções? Até quando seremos um país que paga impostos e não vê o retorno através de serviços para a sociedade como um todo?

Quantos parlamentares dirão que nós não os podemos julgar? Até quando acharemos bonito os cérebros que trabalham fora do país e não nos orgulharemos com os maiores gênios que trabalham em nosso território. Entretanto, do jeito que está, não produziremos novas mentes brilhantes tão cedo...

Reflita comigo: o que é melhor: investir em escolas ou presídios? Ter operários de qualidade ou ter que pagar para vir do exterior? Exportar produtos de qualidade ou apenas matéria-prima?
Gostaríamos de saber o quê vocês pensam sobre isso.

2 comentários:

  1. essa pesquisa é estranha
    o Rio Grande do Sul é um dos estados mais bem alfabetizados do pais
    complicado!

    eu prefiro investir em escolas, mas quando digo isso... me refiro no investimento na qualidade dos professores, nem tanto de infra-estrutura

    passa lá no Jornaleiro que tem post novo:
    http://jornaleirodeplantao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Achei bastante estranho essa pesquisa, o RS e SP são os estados que mais investem em educação.
    A educação no Brsil deixa muito a desejar, como você colocou no seu texto.
    Não acho que a sociedade nos aliena, acho que somos é acomodados demais e permitimos todas essa situação. Infelizmente o povo não lembra nem em quem votou na última eleição e muito menos cobra dos governantes aquilo que lhe é de direito.

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial