Algo a mais na sua vida. Seja bem-vindo(a)!

Post Top Ad

Post Top Ad

Quem vendou a justiça....?

Amigos e amigas, comemoramos no dia de hoje, entre outras coisas, o Dia do Advogado, ou seja, aquele que advoga, que defende, que intercede por outrem. E faz isso dentro do sistema conhecido como judiciário, que pratica a justiça. O advogado então baseia-se na justiça.

Falemos então de nossa estranha amiga, digo estranha pelo fato de que o conceito que temos do que é a justiça parece não proceder na prática da coisa. Não é de hoje que, passamos a aprender ás duras penas, que o mundo teórico é perfeito enquanto só existe na teoria.

De maneira simples, por justiça entende-se o respeito à igualdade de todos os cidadãos. Em Roma, na estátuta da Justiça, são visíveis os aspectos que a devem caracterizar: cega, pois deve ser isenta e imparcial; a balança, pois deve ter discernimento para avaliar as provas apresentadas; a espada, para exercer o poder de decisão.

A realidade tem nos convencido que a venda nos olhos da justiça não foi colocada por ela mesma para se isentar dos lados, julgando todos como iguais, mas sim que ela foi vendada por alguém, e nesse alguém podemos elencar atualmente uma enorme lista de candidatos.

Como entender a lama de corrupção na qual estamos chafurdados? Mais ainda, como fazer algo? Ou melhor, é possível fazer algo?

Esse pequeno post visa angariar comentários, sugestões, ideias, desabafos...... Faça o seu....!

Um comentário:

  1. Belíssimo post!

    A justiça é cega!

    A Sociedade é cega!

    Precisamos agir rapido e mudar essa situação!

    Como? não sei meu borther mas situação é critica!

    PS: ganhou um seguidor aqui é la no twiter

    abraços

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial