Algo a mais na sua vida. Seja bem-vindo(a)!

Post Top Ad

Post Top Ad

Segundo Freud.... (2º post)

(por .Fe.Mazi)

Segundo Freud, o próximo requisito cultural que se torna necesário é a justiça, ou seja, encontrar meios para garantir que a ordem jurídica estabelecida não seja quebrada para favorecer a um indivíduo ou grupo. E nesse momento não posso deixar de mencionar, em vista da situação política de nosso país, como tais meios para estabelecer a justiça estão corrompidos.

Enfim, o resultado de tal processo seriam as renúncias que os homens devem fazer, sacrificando suas satisfações pulsionais para alcançar certa regulação nos vínculos entre os homens. Em compensação, ninguém seria vítima de qualquer tipo de violência, ou de dominação.

Tendo em vista tais argumentos, vemos que o desenvolvimento cultural impôs aos homens certa limitação de sua liberdade. "A liberdade individual não é um patrimônio da cultura" - conclui Freud.

Uma das bases sobre a qual se edifica a cultura é a repressão da sexualidade. Assim, diz Freud, a cultura se comporta em relação á sexualidade como um povo que submete outro para explorá-lo. A sociedade então impõe exigências na vida sexual, tratando uniformemente os indivíduos, sem levar em conta as desigualdades na constituição sexual inata aos seres humanos.

E não é apenas a sexualidade que é reprimida, mas também a agressividade. De acordo com Freud, os impulsos agressivos fazem parte da natureza humana. A contenção da agressividade é buscada promovendo-se a identificação entre os homens, pela criação de vínculos amorosos de meta inibida entre eles e a partir da limitação da vida sexual. No entanto, a própria cultura reserva a si mesma o direito de exercer violência sobre aqueles que desobedecem suas leis.

Concluindo, tanto os impulsos agressivos quanto os sexuais são parte integrante da natureza humana, e não podem ser totalmente suprimidos como se não existissem. A limitação das possibilidades da satisfação de tais pulsões de vida, como diria Freud, produz um inevitável mal-estar, dependendo da capacidade de cada indivíduo de suportar a renúncia que lhe é exigida.
Freud termina seu texto com as seguintes palavras: "Hoje os seres humanos levaram tão longe seu domínio sobre as forças da natureza que com o seu auxílio será fácil exterminarem-se uns aos outros, até o último homem. Eles sabem disso e daí resulta boa parte da inquietude contemporânea, de sua infelicidade, de sua angústia."

2 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial