Algo a mais na sua vida. Seja bem-vindo(a)!

Post Top Ad

Post Top Ad

Falsos ídolos prejudicam uma sociedade

É engraçado como o brasileiro é incoerente. Nós comemoramos o Halloween com grandes festas à fantasia e chamamos de heróis os “sobreviventes” da casa mais observada do país, o Big Brother. No entanto, neste país praticamos a capoeira, somos adeptos do candomblé e temos uma cultura miscigenada entre africana e européia, mas ignoramos os verdadeiros heróis desta terra.


O dia 20 de novembro é o dia da Consciência Negra no país e foi instituído por lei em homenagem a Zumbi dos Palmares, escravo que lutou até a morte pelos seus ideais anti-escravocratas e foi morto em 1695 no Quilombo do Palmares. Um homem que deve ser considerado como símbolo nacional de heroísmo e determinação é simplesmente esquecido por muitos dos brasileiros em meros livros de história.


Este herói que se martirizou contra a escravidão é, ainda hoje, pouco lembrado em escolas e na sociedade. Este fato mostra-nos que ainda há um preconceito grave no país, talvez o pior dos preconceitos, o subjetivo ou a omissão. Por que não temos como grandes símbolos de nossa gente escravos que se martirizaram contra a escravidão?  Temos como exemplos ou heróis pessoas que não representam nada para um país ou pessoas perversas, que poderiam ser considerados vilões, por exemplo: os esplêndidos moradores de Reality Shows, os bandeirantes, o finado Michael Jackson, entre outros. São apenas falsos ídolos que nos fazem perder a verdadeira identidade brasileira.


Somos induzidos de alguma forma a não reconhecer Zumbi como herói de nosso país e, enquanto não mudarmos a nossa mentalidade, celebraremos ainda muitas festas de Halloween e ignoraremos nossa cultura e nossos verdadeiros heróis.

2 comentários:

  1. Olá,

    Estamos montando um cadastro de blogs relevantes segmentados por assunto.
    Caso tenha interesse em incluir o seu blog gratuitamente neste cadastro basta nos enviar uma mensagem para blogs@difundir.com.br informando o endereço do seu blog, e-mail de contato e assuntos que são abordados no seu blog.

    Abraço,
    Sergio
    blogs@difundir.com.br
    www.difundir.com.br

    ResponderExcluir
  2. Visitando...

    Assim como Zumbi,temos aqui na região das Missões RS o Sepé Tiaraju,índio guerreiro que morreu na defesa dos ideais de seu povo e contra portugueses e espanhóis.Enquanto o Brasil não se enxergar como um país miscigenado não crescerá como nação!Parabéns pela pertinencia dos temas que discorre aqui.Volto!

    Fabio Zen

    A cura! http://oficinamissoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial