Algo a mais na sua vida. Seja bem-vindo(a)!

Post Top Ad

Post Top Ad

11:04:00

O Agnóstico.

(por Fernando Maziviero)

Pode-se classificar as crenças e linhas filosóficas das pessoas, em pelo menos quatro pontos principais. Existem aqueles que acreditam em Deus e professam algum credo. Aqueles que acreditam, mas não professam nenhum credo, os deístas. Aqueles que são indiferentes á questão de Deus, este não lhes acrescenta nem diminui nada, algo como um indiferentismo religioso. Por fim, o ateísmo, aqueles que negam a Deus.

Dentre estes, o mais "praticado", por assim dizer, seria o indiferentismo religioso, o qual podemos chamar também de Agnosticismo. A origem dessa palavra vem de "gnose"(do grego), que quer dizer conhecimento, acrescentado do negativo "a". Em outras palavras pode-se traduzir Agnosticismo como desconhecer a Deus, não porque não se pode, mas porque não se quer.

O agnóstico possui certas características, muito visíveis em nossa sociedade. As principais seriam, a meu ver, o Voluntarismo, o Nominalismo, a Finitude, o Relativismo e o Niilismo.

Para o agnóstico, o importante é auto-realizar-se, independentemente de como isso se dará, tem a vontade como fundamento. É proibido proibir! A pior ditadura é a da consciência. Para ele não há natureza humana, não há o geral, existe fulano e ciclano, cada um com seus desejos e vontades. Na filosofia de vida do agnóstico existem duas éticas, a privada, tudo é ético a partir do momento que decido. E a ética pública, aceitar o consenso da sociedade. Resumindo, privadamente faça o que quer, publicamente, aceite o consenso.
Tudo para o agnóstico é finito e ele se contenta e se conforma com a finitude, daí se explica o porquê de se aproveitar ao máximo a vida, tudo acaba aqui, essa vida é tudo que temos. Carpe Dien!
Isso nos leva ao relativismo, tudo é relativo, verdades, mentiras, fundamentos, valores..... E já que cada um tem sua verdade, pode-se chegar a conclusão de que não há verdade. No relativismo nada é estável, somente a liberdade, identificada com a criatividade, espontaneidade e imaginação é que contam. A democratização da vontade!
Tudo isso pode desaguar no Niilismo (privado). Estes passam pela vida. Gozam de tudo, aproveitam tudo, mas vivem de expediente, segundo uma conformidade com um consenso que não questionam. Não há valores.

O problema do Agnosticismo é exatamente, o fato de que nele, o mal não é facilmente identificável, na verdade suas características são até sedutoras! Mas hoje em dia o Agnosticismo é mais agressivo que o ateísmo.

A partir do momento que não se tem fundamentos para nada, fica-se á mercê do grupo "impositor", ou seja, quem tem mais poder e autoridade impõe suas idéias ao demais. Não se tem um guia, não há mais norte para esses. Se colocam á deriva em um mar de consensos que vêm e que vão, pensando estarem aproveitando o máximo de suas vidas. Obviamente é mais fácil de aderir a esse pensamento, quando se está no auge da idade. Mas a falta de fundamentos cobra um preço caro no final da vida. O preço de se ter desperdiçado a vida, tendo a ilusão de tê-la aproveitado.
08:00:00

Blackout Mundial

(por Ádames Tadeu L. Junior)

Uma ideia que surge de um grupo de defesa ambiental movimenta agora pessoas de um mundo inteiro, o “Earth Hour” criado em 2007 na Austrália pelo WWF (World Wide Fund For Nature) contra as mudancas climáticas de ultimamente. Esta ideia consiste em desligar toda a Energia Elétrica de um país com o objetivo de economizar energia e aconteceu no último dia 28 de março em muitos países.

Uma ideia relativamente interessante quando se leva em consideraçãoo que centenas de Mega-Watts foram economizados em apenas uma hora no mundo. E também, este é um protesto que todos perceberão, de qualquer modo. No entanto, pode ser também perigoso, pois pode levar muitos locais a um grande CAOS sem a Energia Elétrica, como por exemplo: hospitais e alguns fornecedores de alimentos.

Entretanto, o grande problema é novamente o que nós, cidadãos comuns fazemos diante de tudo isso. Dizemos novamente, que ideia linda e interessante, mas esquecemos de fazer a nossa parte. Até quando esperamos por algumas iniciativas para podermos agir? Ou vamos esperar até a mídia dizer que precisamos mudar o mundo quando vivermos em meio a um mundo acabado?

Devemos começar agora fazendo pequenas coisas para ajudar o mundo. Para que o nosso pouco de cada um seja transformado em muito e isso possa valer em alguma parcela muito grande de ajuda ao mundo. Será tao difícil apagar uma luz, fechar uma torneira, evitar de jogar o lixo em qualquer lugar e reciclar algo? E se o governo não der estrutura, para que nós façamos a nossa parte, porque não protestamos e pedimos por serviços como por exemplo Reciclagem de nossa cidade.

Sabemos que com apenas um pequeno na Internet nao poderemos mudar o mundo, mas podemos pelo menos mudar algumas pessoas e essas que mudaram deixaram-nos satisfeitos, pois elas ainda mudarão a atitude de outras pessoas. Se queremos mudar o mundo, mudemo-nos próprios e assim poderemos criar alguma coisa melhor.

Podemos não mudar o mundo, mas já estaremos fazendo o mesmo ficar muito melhor com atitudes pequenas. Levemos a mudança do Mundo não como uma Utopia e alcançaremos grandes limites.
08:00:00

Informação x Alienação

(por Luciano Silvestre)

Exatamente há um ano atrás, a mídia espalhafatava as dores de uma mãe cuja filha fora arremessada pela janela de um apartamento. O país se mobilizou.

Presos, os acusados começaram a ser julgados na última semana. Mas, para quê? Não há mais necessidade de procurar culpados. O pior já aconteceu. E tenho certeza de que casos como esses ou até piores, continuam acontecendo.

É muito provável que a mídia hoje irá novamente bater na mesma tecla, resgatando as dores da mãe da eterna Isabela.

Não devemos mais procurar culpados pela morte desta menina tão linda e doce. Deveríamos olhar para todos aqueles que nós matamos diariamente: um mendigo passando fome, uma ajuda não oferecida. Vamos, sociedade! Vamos olhar para o próximo!

Já passou da hora de a população acordar e perceber o quão ruim é a mídia, aprender que noticiar é diferente de alienar. Hoje os meios de comunicação não mais querem informar a nação, mas torná-la alienada.

Pense, reflita. Não seja alienado. Você tem o direito de pensar por si só.
08:00:00

A sociedade e o medo de si mesma

(por Ádames Tadeu. L. Junior)

Caos! A sociedade e o mundo apontam mais indícios de que o futuro de nosso mundo pode ser mais perigoso do que pensávamos. Será que ainda confiaremos nos jovens de hoje como adultos de amanhã? Será que seremos uma sociedade com principios, se é que ainda os temos? Será que viveremos em meio a monstros que nao compreendem o que é uma vida?

O que aconteceu há algum tempo atrás na Alemanha é algo inacreditável para o nosso mundo, pensávamos que éramos figurantes de algum filme em Hollywood, mas esquecemos que as vidas reais entraram em cena e simplesmente, foram embora com apenas um tiro.

A verdade é que depois de algo brutal como isso, todos comentam a respeito de quem seria o responsável por tudo isso. Jogos de computador, família, escola, os médicos da psiquiatria que analisaram o garoto, a permissão da posse de armamento e tudo o mais já foi acusado culpado. Tudo isso por uma coisa que é fato: o MEDO. A sociedade procura rapidamente colocar um responsável por uma tragédia por medo de que algo que ninguém sabe definir. E nao percebem que a maior angústia da sociedade é encontrar realmente o culpado: ela mesma.

E nós, que fazemos parte da sociedade, somos também culpados. Culpados por termos permitido de algum modo todos esses fatos de crianças com armas entrarem, de alguma forma, em escolas. Por aceitarmos estes fatos de cabeças abaixadas e esperarmos a citação da mídia para nos mostrarmos cidadaos. Por esperarmos algo acontecer para pedir por justiça de todos os crimes. Por sermos pais ausentes que nao veem como seus filhos se transformam, gradualmente, em monstros. Por sermos criadores do preconceito e da segregação.

Espero que a sociedade e nossa consciência mude o seu modo de pensar e busque realmente uma solução e olhe para todos os erros que já foram feitos até hoje, para tentar corrigi-los e busque, de algum modo, construir um futuro melhor.

Acorde, sociedade! Ainda há tempo!
12:08:00

A comercialização da Arte.....

(por Fernando Maziviero)

Num mundo onde tudo se vende, tudo se comercializa, penso que a arte, como um todo, não em sua esfera material, palpável, mas em sua esfera transcendente, é uma exceção, talvez a única.

A arte em si, sua essência, não é possível de se comprar, não se vende, por nenhum preço material. Sendo assim, pode-se ter um grande acervo pessoal, mas não ser possuidor de nenhuma das obras.

Acredito que o capitalismo, em nenhuma de suas formas, conseguiu e nem conseguirá, alcançar o verdadeiro valor da arte.

No entanto, esta exige algo de seu "comprador". O "preço" de sua compreensão, de sua abertura e ezvaziamento. Aí está o verdadeiro preço de uma obra!

Digo abertura por que se deve estar disposto a receber o que a arte tem a nos oferecer, e afirmo que é preciso esvaziar-se, pois é necessário abandonar os conceitos pré-formados, os julgamentos superficiais e pré-concebidos, para se encher do novo que a obra contemplada nos apresenta.

Esta tem muito a nos dizer, mas se calará se nos julgarmos suficientemente cheios e capacitados para analisá-la.
16:13:00

Procure ser reconhecido

(por Luciano Silvestre)

Dizem que vida de aluno não é fácil. Já imaginou vida de professor que não é reconhecido? Infelizmente há muitas escolas por aí que não reconhecem os alunos, muito menos os professores. Elas só querem o seu dinheiro. Caso você seja aquela pessoa que paga todas as mensalidades em dia, fique certo de que será muito bem recebido e tratado.

Venho observando (e passei por experiência do tipo) que, das escolas particulares de hoje, poucas realmente se interessam pela formação do cidadão. Isso também se encaixa para as universidades. Prova disso está naquelas que lotam a sala de alunos, tornando-a difícil para o professor lecionar. Se fôssemos estabelecer uma ordem, encontraríamos o lucro antes da educação/formação.

Está na hora de o brasileiro acordar e perceber a realidade: escola particular nem sempre é boa. Às vezes é até pior do que a escola pública. Fachadas com vidros espelhados, praças de alimentação enormes e bonitas, nem sempre são sinais de uma boa escola ou universidade. Infelizmente muitos descobrem isso após entrarem na escola.

Atualmente estudo em uma faculdade da qual não tenho o que reclamar: professores muito bons preocupados com a formação de seus alunos, ou no meu caso, dos futuros professores. Quanto ao meu passado, prefiro não comentar.

Portanto, caro amigo, cuidado com a escola que vai escolher para você ou seu filho. Lembre-se: beleza não é sinal de uma boa escola.




Aviso ao leitor: a partir desta semana, aparecerão alguns textos (sem datas para postagem) do novo colaborador do Blog A arte de Refletir, Ádames Tadeu, diretamente da Alemanha.
21:29:00

É assim...........

(por Fernando Maziviero)

....................Meu amor ás vezes parece folha seca
de dia de inverno.................
Aquelas duras.....gostosas de se pisar..............

Antes flexível....................agora rígida..............
O que enrijeceu................??
Será que só a casca maltratada pela maturidade............?
Ou também o interior.............?

Tento sem êxito colá-la de volta ao tronco.............. só pra ser alimentada com um pouco mais de esperança........

É então que eu ouço passos ao longe...........
Me desespero e tento reanimar................
.............mas em vão............ CREC...........................!
10:26:00

Sustentabilidade na moda

(por Luciano Silvestre)

Com o planeta aquecendo, as geleiras derretendo e o clima se alterando cada vez mais, o homem decidiu pensar em fazer alguma coisa para amenizar os problemas que causou. Eis que surge a tão falada sustentabilidade.

Desenvolvimento sustentável é promover um progresso para a humanidade mas sem prejudicar as gerações futuras, ou seja, preservar a biodiversidade do planeta.

Neste século, parece que o maior objetivo das empresas é mostrar o quanto ela faz pelo meio ambiente. A concorrência mudou de alvo, saindo da qualidade do produto para a preocupação ambiental. Isso me leva a pensar que as empresas não estão se preocupando nem um pouco com o meio ambiente, mas sim com a perda de mercado caso não sejam "boazinhas" com a planeta. Mais uma vez temos a mídia, colocando seus parâmetros para a sociedade.

Uma das opções para tentar amenizar o estrago que causamos é fazer a sua parte. Ande de transporte coletivo (sei que tem dias que é impossível, mas aí está um motivo para você escolher representantes competentes), deixe um pouco o carro em casa. Não desmate. Economize água e luz.

Pode ser um pouco tarde para consertar tudo o que fizemos, mas quem sabe não conseguimos retardar o aumento do problema. Pense nisso e reflita.
12:49:00

21/3: Dia Internacional da Síndrome de Down

(por Luciano Silvestre)

"Incluir não é simplesmente abrir ou criar espaço para que o sujeito entre, mas criar condições para que ele entre e possa permanecer"

Luiz Arilton Vieira
Hoje, sábado 21/3, é comemorado o Dia Internacional da Síndrome do Down. A data faz alusão à trissomia do cromossomo 21, que gera as características de um Down, entre elas os olhos mais fechados e a face achatada. Essa caracterização foi feita em 1866, por John Langdon Down, mas sem fundamentos científicos. Somente em 1959, a caracterização genética foi descoberta.

Há 50 anos atrás, um portador da síndrome de Down dificilmente passava dos 15 anos de idade. Hoje, com o avanço da ciência, podemos dizer que eles chegam aos 80 anos. No censo de 2000, foram registrados cerca de 300 mil pessoas com a síndrome.

Eles são amorosos, sorridentes e podem levar uma vida normal como qualquer outra pessoa. Muitas vezes são mais carinhosos que as pessoas que "se julgam normais".

O maior problema para um Down é, infelizmente, a exclusão social. É inaceitável julgar que eles sejam diferentes: nascemos do mesmo lugar, da mesma maneira e somos pessoas. O que há de diferente nisso para que eles sejam esteriotipados como pessoas anormais? Absolutamente nada! Pare, pense, eles são pessoas assim como você!

Vamos acabar com essa exclusão, todos nós somos seres humanos. Pense e reflita sobre isso. Aqui fica a homenagem do Blog A arte de refletir aos portadores da síndrome, àqueles que lutam pela inclusão social.
20:53:00

Caos gritante

(por Fernando Maziviero)

O gritante contraste contraditório da insana e perturbada merdópoles.

O gritante berra e suplica pra ser ouvido, entendido, atendido, mas.....
não encontra coração audível.

O pedinte suplica, o velho implica, a "muié" do HIV explica, o bêbado oras.....complica!
A criança descomplica e o pobre se aplica....

De resto..... bom, o povo, vítima ou culpado, se comporta (ou sem porta) se conforma, ou fica em forma de que...... pouco importa!

Mas a grande maioria, alienada, no nada do seu vazio. fúteis, inúteis, volúveis, flutuam infiéis em cruéis nuvens imaginárias de seu mundo separado, parado, abobado...... ah.......pior, pensam demais que são os mais......

O gritante chora e geme, sem ajuda sem auxílio. Nem recebem, nem têm quem os sustentem, nem dos mais e nem mesmo dos menos.

Olhos vidrados e trincados, se estilhaçam em cacos de navalhas de cortantes lágrimas, que perfuram o cinzento insensato, sem sentido, do asfalto acimentado.

O gritante contrasta na desgraça sem graça de um mundo......
que passa, que passa, que pas.........
23:02:00

Conflito na América do Sul

(por Luciano Silvestre)

Calma, calma, caro leitor. Não é guerra e nem tem violência no meio. Trata-se do mais novo erro (pelo mesmo até a hora que estou escrevendo) encontrado em um livro de geografia distribuído para os alunos da rede pública estadual. No caderno dos alunos, a Bolívia e o Paraguai são o mesmo país. E o Paraguai aparece NOVAMENTE no lugar do Uruguai. Mas pense pelo lado bom: acertaram onde fica o Brasil!
Todos nós temos o direito de errar, mas é inaceitável que um livro que será distribuído em escolas tenha erros desse tipo. Ainda se fosse um erro de digitação, poderíamos considerar, mas trocar os países e ainda colocar dois países no mesmo território, é complicado.
Fica a pergunta: esse livro é elaborado por professores de geografia? É revisado após uma primeira impressão? Preciso chegar nas escolas para descobrirem o erro? Mais fácil do que responder à essas perguntas é ficar jogando a culpa na empresa que é responsável pelo edição ou na secretaria da educação.

12:54:00

Onde estão os seres humanos?

(por Luciano Silvestre)

Filha mata os pais; padrasto estupra enteada, pai sequestra filha e joga avião em shopping center; ex-namorado sequestra e mata menina que dizia amar. Estas são apenas algumas das várias manchetes que vimos ultimamente na mídia.

É fato que todos nós, seres humanos, temos sentimentos. Sentimos amor, ódio, felicidade. É característica de uma pessoa, às vezes, fazer algo que fuja de seu comportamento. Mas isso pode ser resultado de um conflito psicológico: problemas na família, no emprego, em algum relacionamento, etc.

Alguns indivíduos, no entanto, extrapolam os limites e cometem crimes que deixa a mídia contente, de certa forma. Resultado: as manchetes que vimos logo acima. O que leva um padrasto a abusar e engravidar uma menina de apenas 9 anos de idade? E um pai a sequestrar a própria filha e um avião, jogando-o sobre o estacionamento de um shopping center? Difícil entender.

Não vou comentar sobre nenhuma dessas notícias que mencionei no início, a mídia já o fez bastante.

Uma frase interessante e que se encaixa muito bem à realidade que estamos vivendo pode ser encontrada no livro de Markus Zusak, "A menina que roubava livros": "Os seres humanos me assombram".


Onde será que vamos parar? Pense nisso antes de agir.
11:36:00

Lamentações de um cidadão paulista.....

(por Fernando Maziviero)

A cidade nos comprime.

Feito gados em direção ao matadouro, somos conduzidos por estreitíssimos corredores, e apertando-nos uns aos outros, num lento e hipnotizante caminhar, saímos desta intempérie para sermos enlatados em peçonhentos bichos de metal.

E se no meio você parar.....
Ah, se você parar......
Não queira parar....!

A diferença é que, ao contrário dos gados, não caminhamos para a imediata morte, pelo menos não física.....
13:50:00

Novas vagas? Diminuiremos o leite das crianças.

(por Luciano Silvestre)

A partir de hoje, a quarta-feira no nosso blog receberá o nome de "Educação em destaque", cujo objetivo é retratar a educação brasileira. Os textos serão baseados em reportagens atuais e carregados com altos níveis de ironia. Mas vamos ao que interessa...

Para começar, escolhi dois assuntos que estão gerando polêmicas nos últimos dias: a falta de vagas nas creches de São Paulo e a diminuição da quantidade de leite entregue pelo governo às crianças.
De acordo com a prefeitura do município, atualmente faltam cerca de 80 mil vagas, mesmo com as 40 mil já criadas. A área com mais deficiência de vagas está localizada no extremo sul de São Paulo. Por conta disso, a Justiça ordenou que a prefeitura abrisse 619 novas vagas até quinze dias após a notificação (que ainda não foi feita). Caso isso não aconteça, a prefeitura deverá pagar três salários mínimos, equivalente a R$ 1395,00 por criança não atendida. O mais interessante disso tudo é que as vagas não são nas regiões que mais precisam, mas na região da Penha, que fica na zona leste da capital paulista.
Mas não vamos reclamar, eles estão se esforçando para resolver o problema (que preocupa o prefeito). Serão criadas mais de 600 vagas, um grande avanço, pois só restarão pouco mais de 79 mil para serem criadas.
Se essa notícia não for suficiente para lhe mostrar a má administração que nos rodeia, coloco mais uma em questão, meu caro leitor: o leite que as crianças que recebem (programa Leve Leite) teve sua quantidade reduzida de 1,2 kg para 1,0 kg, aproximadamente 6 copos por mês. Por que será que isso aconteceu no ano pós-eleição? São coisas lamentáveis.
Críticas à parte, é importante lembrar ao senhor prefeito que, se antes ele tentava agradar as famílias fornecendo leite e não educação, é bom ficar atento. Daqui a algum tempo pode ser que não esteja fornecendo mais nada. Cuidado senhor prefeito, sua imagem de político bonzinho pode acabar.
13:44:00

A arte do auto-diálogo!

(por Fernando Maziviero)

Atenção! Atenção! Últimas notícias de nosso querido hospício global..... A sociedade!

O perigo da auto-alienação é iminente! Mas ninguém parece se importar...
Acredito que somos constantemente convencidos, de que somos informados e á par das situações à nossa volta, de que somos aqueles que mandam, que estão no controle!

Um dos significados para “alienação” em nosso pai-dos-burros, (isso tem hífen...??) é simples, curto e eficaz. “Falta de consciência dos problemas políticos e sociais”. Mas quem admitiria padecer desse mal? Oras bolas.....ninguém!
Temos controle de tudo e só fazemos o que fazemos por que queremos. Claro, a situação de estar em um emprego mal remunerado, a política de nosso país e outras muitas realidades exteriores não estão em nosso controle, mas interiormente somos livres, vestimos, pensamos e comemos o que queremos. Será...?

Será que não nos convenceram, com uma lavagem cerebral estilo filmes de alienígenas, e nos fizeram acreditar que somos os reis do pedaço, pelo menos do pedaço que é o nosso eu?
Aliás, alienígena é uma palavra bem interessante pra se aplicar á nós mesmos. Ela não diz respeito somente àqueles pitorescos homenzinhos verdes, que tanto sucesso fizeram num passado não muito distante. Basicamente seu significado é “estrangeiro”, e talvez não o sejamos da sociedade que nos cerca, mas quantas vezes o somos de nós mesmos.

Mas afinal quem nos convence, ou nos convenceu, de todas essas coisas? Bem, haveria muitas respostas..... o modo como a mídia nos mostra o que é melhor, a grande evolução tecnológica que testemunhamos e que nos traz uma enxurrada de informações, mas nenhum tempo para digerí-las, os esteriótipos que nos fazem aprisionar, através de um terrível e superficial processo preconceituoso, as pessoas á padrões pré-formados.......... e por aí vai.....Mas me pergunto, até que ponto somo vítimas?

Bem, mas se alienar-se do exterior parece terrível, o que seria então alienar-se de si mesmo?
Pois bem, o perigo da auto-alienação é de fato iminente! Somos estrangeiros á nós mesmos, não nos conhecemos, apesar de estarmos muitas vezes bem informados do que acontece à nossa volta. Não exercemos a arte do auto-diálogo. Não nos perguntamos sobre nosso medos, angústias e porquês.O requisito básico para iniciar a jornada em direção á liberdade, (pelo menos interior) é auto-conhecer-se. Só assim poderemos afirmar quem somos e porque somos.

Bom diálogo!
00:20:00

08 de março: dia da Mulher

(por Luciano Silvestre)

Comemorado pela primeira vez no Brasil em 1947, o Dia da Mulher não é apenas uma data de comemoração. Em muitos outros países, esse dia é marcado por conferências e debates cujo objetivo é discutir o papel da mulher da sociedade atual e, quem sabe um dia, acabar com o preconceito existente até os dias de hoje. Muito foi conquistado, mas ainda resta muito a conquistar.
Diz a lenda que ela foi criada a partir da costela de um homem, que os homens são superiores à elas. Mas não acredito muito em mulas sem-cabeça. Logo, não acredito em lendas.
E o mundo de hoje está provando que nós, homens, não somos tão superiores às mulheres, como muitos ainda teimam em afirmar. É cada vez mais frequente o aumento do número de mulheres em profissões ou cursos que, antigamente, eram ditos como masculinos. Não é difícil encontrar aquela que faz o seu serviço melhor que os homens.
O preconceito, infelizmente, ainda reina nesse mundo. Está nas universidades, nos cursos técnicos, nas empresas e vários outros locais. Precisamos acabar com isso, logo.
À mulher coube o papel de gerar descendentes, ou seja, ser responsável pelo desenvolvimento da humanidade. Uma tarefa no mínimo importante, não acha?
Acho muito interessante a atitude das pessoas quando estão tristes ou indecisas: muitas delas recorrem a uma mulher (amiga, parente, namorada ou esposa) para poder desabafar. E elas têm o poder de escutar e, muitas vezes, dar conselhos valiosos. Uma pena que muitos só lembrar das mulheres nesses momentos.
O cavalheirismo, muito falado antigamente, parece que caiu no esquecimento. Várias vezes presenciei fatos (principalmente no transporte público) absurdos, de homens que chegam até mesmo a empurrar mulheres. Um fato que considero inaceitável.
Deixemos o preconceito e a discriminação de lado. Homens e mulheres precisam um do outro. Sejamos feliz! Aqui fica a homenagem do 'Blog A arte de refletir' às mulheres do mundo, especialmente as brasileiras.
11:42:00

Com vocês......A Mídia!

(por Fernando Maziviero)

Atenção! Atenção! Notícias do Hospício Global!
Será que trancafiaram os normais e deixaram os loucos à solta? Se bem que, uma pergunta precede essa. Quem define o que é ser normal e o que é ser louco, já que hoje em dia o normal é ser anormal....?

Enfim, a verdade é que fazemos parte desse manicômio de estruturas dantescas, chamado sociedade, e o mais interressante é que a dinâmica da vida (em nossos atuais dias) parece ser: “Não pense!” – Isso pode te levar á desagradáveis conclusões sobre sua vida! Melhor assim, não pense, não corra o risco de refletir sobre a própria vida, isso pode ser perigoso! E acredito que um dos maiores contribuintes pra isso é.....a solidária Mídia!

Estamos todos neste grande hospício, sendo “abestesiados” pela doce morfina da mídia. E esta cumpri muito bem seu papel, nos acalmando com a programação do dia e não nos deixando correr o risco de refletir sobre os nossos porquês. Ela injeta diariamente doses cavalares desta “maracujina digital”, (hoje em dia é tudo digital) nos convencendo de que os valores caíram por terra e o que é bom é ditado pela audiência. Esta, de uma forma ou de outra, nos aponta o que é mais importante, no que se deve prestar atenção.

Sim, sim! Quais são as últimas revoluções gramaticais? Assista Zorra Total e derivados! Qual é a última moda? Assista Caminho das Índias! Quantos quilos deve-se ter para ser considerada gostosa? Bom, nem preciso indicar um programa, quase todos os canais fazem questão de mostrar isso! Quais são as injustiças acontecidas nos últimos minutos? Sr. Datena, por favor se apresente! E como perder seu tempo do modo mais idiota possível? Eliana, é com você! Enfim, como podem observar, temos opções para todos os gostos. Claro, claro....há raríssimas exceções. Mas o importante é você continuar com suas doses anestésicas!

Sarcasmos á parte, o assustador é que nos acostumamos, nos acomodamos..... e até gostamos disso! Afinal, qual é o problema nisso tudo? Há algum?
Bem, o problema se esconde nos porquês que deixamos de fazer, nas pessoas ao nosso lado que deixamos de ouvir, nas dores próximas à nós, que deixamos de tratar, nos carinhos que não temos tempo de dar, nas flores que esquecemos de cheirar, nos detalhes da vida que deixamos de observar...

A opção cabe (ainda cabe eu acho) á cada um de nós..... Sinta mais o aroma da vida!
É possível!
11:45:00

Uma paisagem de contrastes

Olhando pela janela de um trem, em uma tarde de terça-feira, consigo observar grandes contrastes na paisagem que vejo: neste exato momento passo por várias casas em situação muito precárias, mostrando que a pobreza reina sobre estes lares. Mais à frente, a paisagem parece estar do lado avesso: vejo casas grandes e, no mínimo, muito luxuosas.
É incrivelmente assustador como muitos têm pouco e poucos têm muito. Essa é a boa e velha desigualdade social do mundo capitalista. Não, caro leitor, não defendo o socialismo neste humilde texto que você está lendo.
Enquanto escrevo o trem continua seu caminho sobre os trilhos, assim como a desigualdade vai trilhando seus caminhos em nosso País. Mais uma vez, consigo registrar a mesma cena descrita no início deste texto.
Para terminar, posso afirmar uma coisa: muitas dessas pessoas que vivem em moradias simples e precárias são felizes, mesmo nessa situação; isso nem sempre acontece com as pessoas das casas luxuosas que citei anteriormente.
Problemas? Todos temos. Felicidade? Acredito que está ligada à maneira como você enfrenta os desafios da vida.
22:30:00

150 anos da teoria da evolução

Em 1809 nascia o homem que se chocaria com a igreja católica propondo uma nova ideia de evolução. Era Charles Robert Darwin, ou simplesmente Darwin. Sua teoria, que este ano completa 150 anos, propõe que o ser vivo é produto de uma evolução e não de uma criação divina. As espécies sobreviviam de acordo com uma seleção natural, ou seja, as espécie mais adaptadas ao ambiente teriam mais condições para sobreviver e, consequentemente, passariam suas características aos descendentes. Segundo Darwin, cada ser vivo deriva de um ancestral comum. Logo, descarta-se a ideia de que o homem evoluiu de um macaco e conclui-se que os dois possuem apenas um ancestral em comum.
O jovem Darwin, aos 22 anos, embarcou no navio britânico Beagle, onde passou cinco anos em expedições, com o objetivo de cartografar a costa oeste da América do Sul. Em 1832, o naturalista passava pelo Brasil.
Em 1859, o naturalista inglês publicou as primeiras conclusões de sua pesquisa., batendo de frente com a igreja católica. Hoje, graças à genética, temos como provar que um ser vivo evolui de outro.

Hoje vou ficando por aqui. Com o andar da carruagem, trarei mais textos sobre este interessante tema. Até a próxima.
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial