Algo a mais na sua vida. Seja bem-vindo(a)!

Post Top Ad

Post Top Ad

16:44:00

É preciso enfrentar

(por Luciano Silvestre)

Um verdadeiro herói precisa de confiança, determinação e auto-estima, qualidades hoje tão raras na sociedade. As pessoas precisam confiar mais em si mesmas (e também nas outras); precisam acabar com o pensamento da inferioridade.

Hoje, julgamo-nos incapazes, limitados. Não queremos largar o que temos e enfrentar coisas novas, pois sabemos que encontraremos pedras no caminho. O comodismo nos deixou assim, preguiçosos, limitados.

Uma filosofia de origem japonesa, chamada Seicho-No-Ie, diz que a realidade se origina através dos pensamentos dominantes na nossa mente. A mente é dona de tudo. Você pode ser feliz pensando que é feliz, experimente.

A partir do momento em que temos uma vida feliz e tranquila (com pensamentos positivos), veremos que os obstáculos não passam de simples eventualidades que fazem parte da nossa vida.

Portanto, caro leitor, encare a vida de maneira serena. Não tenha medo de arriscar e seja feliz! É preciso enfrentar!
11:25:00

Mas que droga!

(por .Fe.Mazi)

Apenas uma pequena e modesta nota sobre o dia de hoje. Celebra-se neste dia 26 de Junho o Dia Internacional de Combate às Drogas! Sim senhoras e senhores, este dia existe!

Bem, sarcasmos a parte, muito se fala e muito se é conhecido a respeito dos males que as drogas de um modo geral causam. Aliás penso que os que mais entendem e sentem tais males são os próprios usuários, estes têm na maioria das vezes plena consciência do que fazem, inclusive antes mesmo de se tornarem adeptos das drogas, sejam elas quais forem.

Portanto, para evitar de "chover no molhado", faço aqui meu pequeno alerta quanto a outros tipos de droga, que lamentavelmente fazem parte de nosso cotidiano. A droga da indiferença, do preconceito, da falta de consciência.... enfim, a droga da falta de humanidade que parece atingir cada vez mais cidadãos, droga que contagia feito doença, droga essa que também vicia, aniquilando a sensibilidade alheia e matando qualquer resquício de compaixão que ainda reste. Sangue, violência e injustiças são gravados e marcados periodicamente no inconsciente coletivo. Vidas são reduzidas á números numa estatística, e o que importa se logo após essa notícia vem uma deliciosa receita de frutos do mar ao molho tártaro??

É uma triste realidade essa... Somos apenas mais um que passa por um jovem drogado jogado na sarjeta....? São apenas mais 30, 50 ou 100 vidas que foram exterminadas no Oriente Médio? Não digo para encarnarmos a Madre Teresa de Calcutá, mas muito mais avaliarmos interiormente como estamos viciados em sermos indiferentes.
14:29:00

Alerta!

(por .Fe.Mazi)

Atenção, Atenção! Comunicado urgente: o Ministério da Reflexão adverte! A Criatividade está sendo aniquilada e extirpada de nossa humanidade!

Feito gripe suína cada vez mais e mais pessoas são cruelmente infectadas! A drástica diferença é que seus sintomas não são percebidos, não são diagnosticados, e não porque não existem meios pra isso, mas porque não é conveniente que sejam diagnosticados.

Sim sim cidadãos e cidadãs! É necessário muita cautela e reflexão! O vírus do sistema geralmente se infiltra ainda cedo, muito cedo, inserido maliciosamente pelo sistema "educacional" que, com muita falta de educação, diga-se de passagem, poda e tosa e impede a explosão criativa que tende, ou tendia, a marcar os primeiros anos do sujeito humano. Quem foi que disse que o céu deve ser azul e a grama deve ser verde? Nesse momento me lembro de Picasso quando dizia que levou a vida toda para aprender a desenhar feito uma criança! E se a vaca que desenhei for rosa? E se meu gato tem cor de ET...? Professores são formados para serem ditadores da chatice padronizada que espalha, pelas raízes ainda criativas, o veneno do não-questionamento.

A criatividade foi domesticada, como uma onça que posta numa coleira, perde sua natureza, não é mais aquilo para o qual foi criada, é algo..... mas não é mais ela mesma. Não se pode mais andar em zigue-zague, a fila indiana determina nossos passos, nossos rumos.

Pode-se elencar aonde os erros se encontram, aonde os equívocos se escondem, mas é uma luta injusta. Apagar todo o incêndio exige muito! A soluçaõ está nos pequenos gestos, nas migalhas de esperança, nas sementes que, oxalá frutifiquem. É necessário injetar poesia no nosso cotidiano, encontrar ar puro mesmo dentro da nuvem de fuligem que a poluição mental espalha, é mais do que preciso questionar o inquestionável e sonhar mesmo dentro do pesadelo da realidade. Tire a utopia e o homem se tornará uma máquina.

Crie, reinvente-se a cada manhã, não se deixe formatar. Abaixo á padronização! Crie a sua atividade diária, ainda que não a exterior, pelo menos a interior. Encontre esperança no caos. Não se contente em existir.... Aprenda a viver.
21:12:00

A Copa de Soweto

(por Luciano Silvestre)

Continente Africano, África do Sul, Johanesburgo, Soweto. O nome do bairro com aspecto de favela vem de South-West Township, ou "Cidadela do Oeste". Ficou muito conhecido na época do forte regime de discriminação social que havia no país, o Apartheid.

Dos quase 3 milhões de habitantes da cidade, 40% a 60% vivem no bairro de Soweto. A maioria, abaixo da linha da pobreza. Mas mesmo assim, é possível ver que a felicidade está presente na vida daqueles cidadãos.

Durante o Apartheid, Soweto foi palco de várias manifestações conta o movimento segregacionista, quando os negros não podiam ocupar o mesmo local que os brancos.

Hoje, o bairro está ficando ainda mais famoso porque irá sediar 3 dos 10 estádios da Copa do Mundo, que vem trazendo diversas melhorias para a população como, por exemplo, a construção de áreas de lazer.

Dessa maneira, penso que para melhorar um local, basta fazer uma Copa do Mundo. Impressionante como esse mundo é.
11:07:00

A Arte de Platão.

(por .Fe.Mazi)

Platão, expoente filósofo e discípulo de Sócrates, via a Arte como aquela que esconde a verdade, corrompe e deseduca. Tal pensamento para mim é de certa forma revoltante, mas é necessário contextualizá-lo, para que não haja julgamentos equivocados.


A filosofia platônica explica a origem de nosso mundo através do Mundo das Ideias. Tal mundo se encontra acima do nosso e abriga o Demiurgo, um deus bom que não cria, mas plasma as ideias. Que ideias? As que se encontram no tal Mundo das Ideias. Ali estão a justiça, a bondade, a verdade, a beleza, ou seja, se algo em nosso mundo é bom é porque participa da bondade que existe no mundo das ideias, se alguém é belo, este não é por si mesmo, mas porque participa da ideia de beleza que existe no Mundo das Ideias, e assim por diante.

Sendo assim, nosso mundo é "cópia" do Mundo das Ideias. Fundamentado por sua filosofia, Platão diz que a Arte distancia o homem da Verdade, já que esta é "cópia da cópia". Imitação da imitação.

Além disso Platão prega que o artista quando produz uma obra entra numa espécie de "transe", não estando consciente de suas ações.

Platão nega que a Arte seja dotada de valor em si mesma, mas pode se salvar submetendo-se às regras da Filosofia.
09:21:00

Doe sangue, salve uma vida!

(por Luciano Silvestre)

Em 14 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Doador de Sangue. O objetivo dessa data é estimular a doação de sangue e aumentar o número de doadores voluntários, que nas épocas mais frias, acabam diminuindo.

Mesmo com todo o avanço da medicina e suas técnicas, ainda não foi possível encontrar um substituto artificial para o sangue que corre em nossas artérias e veias. Dessa maneira, os hospitais que realizam procedimentos cirúrgicos devem dispor de um banco de sangue, para que eventuais transfusões sejam realizadas. Daí a importância de ser um doador.

Doar sangue é simples, rápido e seguro e as únicas complicações que podem eventualmente aparecer em um doador são dores no local da punção e uma pequena dificuldade de movimentar o braço, logo após a doação. Mas isso nem se compara com a ajuda que você fez, salvando uma vida.

Para ser um doador, é necessário ter entre 18 e 65 anos e mais que 50kg. Seja um doador de sangue, ajude a salvar uma vida.
09:00:00

A Dança

Bem, fazendo uso do romantismo que está no ar e não do comercialismo que existe em torno desta data, faço aqui uma pequena homenagem á um dos mais românticos poetas: o chileno Pablo Neruda (1904-1973). Importante poeta do séc. XX, foi cônsul do Chile na Espanha e no México. Foi lhe outorgado em 1965 o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Oxford e em 1971 recebeu o Prêmio Nobel de Literatura.

Com vocês... o próprio Pablo Neruda.

A DANÇA

"Não te amo como se fosses a rosa de sal, topázio

Ou flechas de cravos que propagam o fogo:

Te amo como se amam certas coisas obscuras,

Secretamente, entre a sombra e a alma.

Te amo como a planta que não floresce e leva

Dentro de si, oculta, a luz daquelas flores,

E graças a teu amor vive escuro em meu corpo

O apertado aroma que ascendeu da terra.

Te amo sem saber como, nem quando, nem onde,

Te amo assim diretamente sem problemas nem orgulho:

Assim te amo porque não sei amar de outra maneira,

Senão assim deste modo que não sou nem és,

Tão perto que tua mão sobre o meu peito é minha,

Tão perto que se fecham teus olhos com meu sonho.

Antes de amar-te, amor, nada era meu:

Vacilei pelas ruas e as coisas:

Nada contava nem tinha nome:

O mundo era do ar que esperava.

E conheci salões cinzentos,

Túneis habitados pela lua,

Hangares cruéis que se dependiam,

Perguntas que insistiam na areia.

Tudo estava vazio, morto e mudo,

Caído, abandonado, decaído,

Tudo era inalienavelmente alheio,

Tudo era dos outros e de ninguém,

Até que tua beleza e tua pobreza

De dádivas encheram o outono."
09:08:00

Educação universal no Brasil

(por Luciano Silvestre)

O relatório “Situação da Infância e da Adolescência Brasileira 2009 - O Direito de Aprender: Potencializar Avanços e Reduzir Desigualdades”, divulgado ontem pelo Unicef diz que o Brasil está bem próximo de universalizar a educação.

Em um país tão grande quanto o nosso, as pessoas que vivem em regiões mais isoladas sofrem para conseguir chegar à escola, fator que leva muitos ao desinteresse pelos estudos. No entanto, o relatório mostra que essas dificuldades estão cada vez menores e que, num futuro próximo, todos terão acesso à educação.

O número de crianças dentro da sala de aula tem crescido significativamente, porém ainda existe uma parte que não frequenta as aulas e, infelizmente, a maioria é negra.

Agora é preciso que seja mantido o mesmo ritmo (ou melhor que este) a fim de realmente acabar com a desigualdade e colocar todos na escola, com condições dignas. Depois disso, o próximo passo é procurar universalizar a educação de qualidade, que considero bem mais difícil do que a simples universalização da educação.

É fácil mostrar que o país deu acesso à educação para todos, difícil é falar das condições que muitos alunos vivenciam nas escolas, como as salas cheias de buracos, etc.
16:34:00

De bem com a sua mente

(pou Luciano Silvestre)

A grande maioria das pessoas reclama de pelo menos alguma coisa: de um relacionamento que não está legal, de um emprego, de um estudo, ou qualquer outra, encarada como uma barreira, um problema. Ainda há aquelas que acreditam não ter sorte, pois tudo na sua vida acontece de maneira inversa do que fora planejado.

Mas chegou de colocar um ponto final nessa questão. Chegou o momento de mostrar que o problema não é o relacionamento, o emprego, o estudo ou o que é julgado como tal. A mente é o maior problema. Somente quando as pessoas deixarem de pensar em coisas ruins, estas deixarão de existir. As dificuldades não são criadas por situações impostas, mas pela nossa própria mente.

Estar em harmonia com a sua própria mente significa estar de bem com a vida e com todos ao seu redor. Somente assim poderemos viver plenamente, aproveitando todos os momentos. Quando atingirmos tal ponto, não existirá problema algum que nos deixe estressados, preocupados. Seremos auto-confiantes.

E se existe uma coisa que nos deixa em harmonia com a mente, ela se chama gratidão. Agradeça aos seus pais, familiares, à todos que convivem com você, na escola, no trabalho ou até mesmo as pessoas do transporte coletivo que você pega todos os dias.

Seja educado, cumprimente as pessoas com um sorriso. Dê um bom dia que não seja apenas um cumprimento, mas sim um desejo de um dia maravilhoso. Tente fazer isso, você verá que sua vida se transformará radicalmente.
11:27:00

Apologia á Natureza!

(por .Fe.Mazi)

Celebra-se hoje o Dia Mundial do Meio Ambiente e claro, este blog não poderia ficar de fora desse evento. Fazemos aqui nossa apologia á Natureza.

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído pela ONU em 1972. A data remete á abertura da primeira conferência sobre o assunto, em 5 de Junho daquele ano, em Estocolmo (Suécia). A cada ano é comemorado em uma cidade. Em 2009, a escolhida foi a Cidade do México. O tema é: "Seu planeta precisa de você! Unidos para combater as mudanças climáticas."

De um modo geral Meio Ambiente é um conjunto de forças e condições que cercam todos os seres vivos e coisas em geral. Dentro disso existe o aspecto ecológico do Meio Ambiente, bem como o aspecto cultural, entre outros.

Muito se fala e muito se sabe sobre a triste realidade a respeito da Natureza, realidade essa que tantas vezes presenciamos indiferentes. Falar aqui sobre o quanto de fato o Governo Lula, que em seu início levantou a bandeira de conter o desmatamento, tem feito, ou citar a pesquisa do Datafolha que mostra que os brasileiros culpam sobretudo madeireiros e fazendeiros pelo desmatamento, ou ainda dizer que tudo gira em torno de um jogo de interesses milionários é chover no mohado. A impunidade sob todas as formas assola nosso país.

Claro, existem inúmeras iniciativas de proteção e recuperação do Meio Ambiente por meio de Ongs e até mesmo iniciativas particulares. Isso deve ser citado. Mas faço aqui uma apelação diferente.

Há alguns anos atrás participei de um programa de capacitação oferecido pela Reserva Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo, ligada á Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, programas vinculados á UNESCO. Me pergunto até hoje, como eu, com minha formação artística fui cair nisso! A verdade é que foi de muito proveito pra mim. A ideia desse projeto era implantar um programa de capacitação profissionalizante, para jovens numa das comunidades locais. Tal projeto por inúmeros motivos se mostrou depois um tanto desestruturado. Infelizmente.

Cito isso aqui por que em nossa capacitação, ao mesmo tempo em que tínhamos contato com os programas da UNESCO de conservação da Biodiversidade e promoção do desenvolvimento sistentável, tínhamos contato com o "Meio Ambiente" que somos nós.

Não por acaso o auto-conhecimento era um assunto sempre em pauta. Enquanto não houver uma revolução de consciências, continuaremos a chafurdar na lama das reclamações e lamentações sobre nosso governo, sobre os milhões em jogo, sobre os rumos da Amazônia, enfim... Pequenos gestos podem sim alcançar grande visibilidade e obter grandes impactos. O Homem é o próprio Meio Ambiente que se destrói, que se auto-degrada. Saibamos motivar aos outros e á nós mesmos sobre nossa postura. Precisamos estirpar o doce veneno do anestesiamento que corre na consciência dos Brasileiros. O papel jogado na rua inconscientemente pode ser uma extensão da serra elétrica ou mesmo do carbono negro espalhado sobre a atmosfera. Não podemos mais desacordar todos os dias para essa realidade!
09:53:00

O circo na escola!

(por Luciano Silvestre)

Um colégio do interior do Paraná vem realizando um projeto diferente e que está trazendo resultados muito positivos. Após as aulas, os alunos da escola participam de atividades circenses. São piruetas, malabares, acrobacias e muito mais. A iniciativa trouxe melhorias para a aprendizagem dos alunos.

No circo, os resultados só são obtidos com muita disciplina e determinação, caracterísiticas hoje muito raras nos nossos alunos. Com a implantação das aulas circenses no colégio, notou-se um avanço na apredizagem: as crianças passaram a ser mais atenciosas e determinadas.

As atividades desenvolvidas no projeto melhoraram também a sociabilidade das crianças, diminuindo consideravelmente a timidez dos alunos. Os exercícios propostos aos alunos ajudam a superar os limites da pessoa.

Mas os benefícios também não ficam somente aqui no presente, também refletem lá na frente, quando esses alunos já estiverem idosos. Uma criança que pratica exercícios físicos será, com certeza, um adulto saudável.

Parabéns ao colégio pela iniciativa tomada. Precisamos de pessoas que pensem dessa maneira, hoje e amanhã!
11:02:00

Mentir.

(por .Fe.Mazi)

Semana passada li um artigo muito interessante sobre a mentira. Faço aqui uma síntese desse artigo.

Em primeiro lugar é necessário diferenciar mentira de erro. Uma coisa é cometer erros, outra é ter a intenção de enganar alguém. Sendo assim, se respondo errado numa prova, não estarei mentindo, apenas errando. Mas se faço por exemplo uma conta errada de forma a prejudicar alguém, com o intuito de lhe tirar dinheiro em meu proveito, estou mentindo. A mentira é uma fraude.

Só há mentira quando existe a intenção de enganar. Só há mentira quando existe um outro. A mentira cabe apenas na relação social, enquanto o erro pode existir fora da relação social. A mentira é o modelo de uma relação social perversa, deformada. Ela se opõe a relações sociais melhores, verdadeiras, genuínas e transparentes.

Mas será que podemos resumir tudo assim? Talvez o assunto seja mais amplo e complicado. Talvez pelo fato de que haja mentiras necessárias e mesmo boas. Exatamente! Eu sou obrigado a mostrar aos outros tudo que eu sou? A me expor completamente? Não. Sendo assim, meu dever de verdade está relacionado com o tipo de vínculo que tenho ou quero ter com aqueles á minha volta. Um vendedor tem o dever de ser verdadeiro com seu cliente apenas no que compete ao vínculo criado por sua profissão. Se seu cliente quiser saber algo sobre sua vida, o vendedor não precisa fazê-lo, e se o fizer, pode até mentir.

Alguém que é questionado por um assassino sobre onde sua vítima se escondeu, não tem o dever de ser verdadeiro. O assassino não tem o direito de saber sobre o que está sendo questionado, nem a pessoa tem a obrigação de lhe dizer, tornando-se cúmplice.

Enfim, a mentira tem a haver com as relações sociais que construo com as pessoas. Que tipo de relação e vínculo quero ter. Nada disso reduz a exigência da verdade com os outros nem consigo mesmo, mas tem a ver com a verdade pertinente ao meio social ao qual estou inserido, sou eu um vendedor honesto, um pai correto, um filho verdadeiro, um professor íntegro?
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial