Algo a mais na sua vida. Seja bem-vindo(a)!

Post Top Ad

Post Top Ad

11:15:00

Segundo Freud...

(por .Fe.Mazi)

Segundo Freud, "o propósito de que o homem seja feliz não está contido no plano da Criação." Ou seja, o homem está fadado a ser infeliz ou ao menos, não gozar de uma felicidade plena. No texto Mal-estar na Cultura, publicado em 1930, o pai da psicanálise Sigmund Freud (1856-1939), se pergunta o que os seres humanos querem alcançar na vida e responde que seu objetivo é atingir a felicidade e mantê-la. No entanto, conseguem apenas gozar de uma felicidade momentânea. Só podemos gozar o "contraste", nunca o estado.



Por exemplo, encontramos alguém muito amado e que há muito não víamos, nos sentimos muito felizes com isso num primeiro momento, mas essa felicidade logo se dissipa dando lugar á um sentimento menos intenso. Freud ainda discorre que se os momentos de felicidade são raros, os de infelicidade são bem mais frequentes e isso se dá através de 3 forças:
1- a partir do corpo, que destinado à ruína, não pode evitar a dor e a angústia;
2- a partir do mundo externo, que nos ameaça com suas forças hiper-potentes;
3- a aprtir dos vínculos com os outros seres humanos.

As duas primeiras são facilmente compreensíveis e até inevitáveis, embora possamos amenizar de alguma forma o sofrimento por elas causado. Já a terceira, embora pareça estranha e supérflua, nos enganamos ao julgar se tratar de algo que possa ser facilmente evitado. Segundo Freud, o passo cultural decisivo, no âmbito das relações entre os homens, teria sido a substituição do poder do indivíduo pelo da comunidade.

Em certo momento, o poder do indivíduo passa a ser condenado em vista do poder da comunidade, que se contrapõe a este como "direito". Não mais se pode satisfazer a própria vontade, mas deve-se ouvir a voz da comunidade (sociedade) sobre o que pode ou não se pode fazer. Como consequência, surge uma limitação das possibilidades de satisfação (dos impulsos agressivos e sexuais) que os membros da comunidade até então desconheciam.

Dada a extensão do tema, haverá um segundo post como continuação á este.
20:53:00

A gripe de 2009

(por Luciano Silvestre)

A tal gripe suína parece que chegou para marcar presença em nosso país. O número de casos de infectados (e vítimas) vem aumentando constantemente e preocupando toda a população brasileira. E a sensação de que não estamos preparados também vem crescendo.

As recomendações para evitar contrair o vírus estão em todos os meios de comunicação alertando crianças, jovens e adultos. E parece que ter surtido efeito, até já ouvi de minha sobrinha que não se pode chegar muito perto da televisão, para não pegar gripe suína. Brincadeiras à parte, o caso é sério, muito sério.

O novo vírus da gripe tem provocado diversas mudanças na rotina das pessoas. Aulas e viagens foram reprogramadas e algumas empresas estão tomando medidas para tentar proteger seus funcionários. Até mesmo jogos de futebol tiveram que ser repensados.

Toda essa história de gripe me levou a pensar em uma coisa: como somos tão inúteis. O vírus, um parasita extremamente minúsculo, tem a capacidade de levar à morte um grande número de pessoas. E ainda assim, muita gente se acha superior a qualquer outra coisa. Estranho, não acha?
14:34:00

Somos eternos alunos

(por Luciano Silvestre)

Viemos ao mundo condenados a muitas coisas. Uma delas é sermos eternos alunos. Cada um de nós, em qualquer canto deste planeta, temos pelo menos um ponto em comum: somos alunos. Estamos aprendendo e isso vai durar até o último suspiro de cada ser humano.

Não digo que somos alunos no sentido literal da palavra; somos alunos da Vida. Quer coisa melhor do que isso? Você tem o melhor professor e todo o tempo do mundo para aprender. E isso pode ser em qualquer lugar, desde a comunidade mais longínqua deste país aos maiores centros urbanos do enorme mundo globalizado.

Cada momento dessa aprendizagem é único, diferentemente daquela fórmula de Báskara que você aprende lá no seu ensino fundamental e serve para todos os anos seguintes. Na vida não há equações, mas experiências, vivências.

Você pode ser um expert em Matemática Financeira, por exemplo, mas se não tem experiência de vida... Simplesmente será muito pouco perto daquele que pode não ter sequer tocado em um livro, mas que viveu cada dia de sua vida.

A melhor e maior escola que já inventaram chama-se Vida. E, pelo menos por enquanto, ninguém conseguiu provar o contrário. Viva!
08:40:00

Faça o seu dia acontecer

por Luciano Silvestre

Nos últimos dias tem feito aquele tempinho ótimo para ficar sob as cobertas assistindo a um bom filme na televisão. Mas seja diferente das outras pessoas, levante e se prepare para fazer o seu dia acontecer.

Faça uma lista de todas as coisas que você quer fazer no seu dia e vá atrás delas. Conquiste-as. Não fique parado assistindo à televisão. Mexa-se! Saia às ruas e cumprimente as pessoas ao seu redor juntamente com um sorriso. Dê bom dia, boa tarde, boa noite e até logo! São pequenas palavras que podem fazer a diferença no seu dia e no de quem as ouve.

Movimente-se, busque seus objetivos, mas não se esqueça dos outros. Ajude o próximo, ajude a você mesmo. Se não sabe o que vai fazer no dia de hoje, escreva um texto, ou um poema. Faça o seu dia acontecer!
10:50:00

Somos livres?

(por .Fe.Mazi)

Afinal, somos livres? Segundo as constituições, liberdade é o direito de ir e vir. Nos ônibus em São Paulo, por exemplo podemos observar o brasão com o seguinte escrito em latim: "Non ducor, duco" que quer dizer: Não sou guiado, guio. Então liberdade seria não ser guiado por ninguém, não agir segundo algo imposto por outrem e poder ir e vir de acordo com a própria vontade do sujeito.

Mas será que é assim? É possível ser livre se tudo as vezes parece ser contingente, incerto? Imaginemos que uma mãe quando grávida, sofreu um acidente e este causou sequelas na filha, que ainda estava no útero e esta nasceu paraplégica. Que liberdade este indivíduo terá?

Pois bem, mas não podemos resumir toda a esfera da liberdade ao fator físico. Santo Agostinho vai dizer que: "Quem é bom, é livre, ainda que seja escravo. Quem é mau é escravo, ainda que seja livre." Ou seja, a pessoa deicididamente livre é aquela que, interiormente, sempre escolhe pelo bem, ainda que pela contingência da vida, esta não possua o tal direito de ir e vir, ou melhor, não possua as condições necessárias pra isso, como no caso de nossa vítima paraplégica.

O parisiense Jean-Paul Sartre (1905-1980) na obra O Ser e o Nada (1943) faz a mais instigante provocação existencialista, dizendo "Estou condenado a ser livre." Tal afirmação significa se ver humanamente obrigado a sempre fazer escolhas. O homem então angustia-se diante de sua condenação a liberdade. Sartre recusa todo determinismo e mesmo qualquer forma de condicionamento. Assim, ele recusa Deus e inverte a tese de Lutero, para este, a liberdade não existe justamente porque Deus tudo sabe e tudo prevê. Mas como deus não existe, a liberdade é absoluta. É o homem que, para se isentar da responsabilidade opressora de ter de fazer escolhas a todo momento que cria escapatórias, alienando-se de sua própria liberdade, mentindo para si mesmo através de ideolofias e filosofias.

Enfim, o tema da liberdade sempre esteve em pauta na filosofia, e cada filósofo o abordou de uma maneira que acaba sempre por contribuir para os nossos questionamentos. Talvez o sentimento de liberdade seja até mesmo acordar um belo dia e dizer como Fernando Pessoa:
"Ai que prazer
Não cumprir um dever,
Ter um livro para ler
E não o fazer!"

Este tema será tratado em nosso Capuccino Filosófico que acontecerá neste domingo dia 26, ás 16hs na Casa das Caldeiras, na Barra Funda, São Paulo. Aqueles que quiserem, e puderem, por favor compareçam. Bons questionamentos a todos!
11:38:00

A erótica.

(por .Fe.Mazi)

Alguns posts atrás escrevi sobre a filosofia platônica e o Mundo das Ideias. Algo em nosso mundo só é Belo, Justo ou Verdadeiro por que participa da ideia de Beleza, Justiça e Verdade que existe no Mundo das Ideias.

Á parte da filosofia platônica que fala sobre o amor é dado o nome de Erótica. Daí provêm a palavra erotismo, usada de forma tão pejorativa em nossos dias.

Á medida que o indivíduo vê algo e o percebe como belo, se inflama de amor. A beleza é o bem atraente. O Eros é um impulso, uma força que faz o indivíduo aspirar pelo mundo das ideias, onde contemplava o Bem, a Verdade, o Belo.

O eros se divide em graus:

a) mais baixo: o amor físico, o desejo de possuir um corpo belo para gerar outro corpo belo.
b) grau dos amantes: amor pela justiça, pela arte, pela ciência enfim, os valores da alma.
c) ápice da escala do amor: a visão fulgurante da ideia do Belo em si, do absoluto.

Ao tomar contato com o Belo, o indivíduo "recorda-se" do Mundo das Ideias, de quando contemplava claramente o Belo e as outras ideias. No caso específico da Beleza, isso se verifica de forma diferente e especial, porquanto somente a ideias do Belo recebeu o privilégio de ser "extraordinariamente evidente e amável".

O amor remetia ao Belo e surgia dele e este por sua vez remetia á algo maior, o absoluto, Deus.
Todos estes termos se justificam pela ótica platônica de que o corpo era prisão e a aspiração do indivíduo devia ser de se libertar de tal prisão. Nosso mundo nada é, aqui tudo é aparência, nossos valores devem ser remetidos á nossa origem, o Mundo das Ideias.

É interessante analisar os paradoxos que tal filosofia cria. Querer aplicar estes termos em nossos dias parece algo sem sentido, mas ainda assim não nos deve impedir de nos questionarmos que, enquanto Platão anula o corpo em vista da alma, nossa "filosofia" atual anula a alma em vista do corpo.

O que é a beleza para nós hoje? O que é o amor? Mais ainda, é possível falar em beleza e amor hoje......?

E não se esqueçam!

Capuccino Filosófico
Data: 26-07-2009
Horário: 16:00 hs
Local: Casa das Caldeiras - Av. Francisco Matarazzo, 2000 - Barra Funda - SP
Tema: A questão da Liberdade.
14:48:00

Feliz dia, amigos!

(por Luciano Silvestre)

Se procurarmos pela palavra amigo no dicionário mais simples possível, encontraremos algo relacionado à defensor, companheiro, etc. Mas um amigo de verdade não pode nem deve ser descrito com palavras, mas com momentos, com histórias. Amigos vão, mas voltam e estão sempre por perto, de olho na gente.

Amigo é aquele que sempre estará nos esperando, nos apoiando e nos aconselhando. Verdadeiras amizades não têm preço e, pode apostar, são inesquecíveis. Amigos do colégio, da faculdade, do trabalho, do ônibus que pegamos todo dia; não importa de onde, são amigos.

Amigo é aquele que fica duas semanas se te ver e na hora do reencontro já vai te zoando. É aquele que percebe que você não está muito legal em um dia e vem conversar. É aquele que faz coisas erradas só pra te ajudar. Enfim, é aquele que te ama, verdadeiramente!

Agradeço a todos os meus amigos por estarem comigo nesta longa caminha chamada vida. Que nós sejamos felizes e conquistemos nossos objetivos! Um grande abraço!
09:42:00

Considerações sobre a vida

(por Luciano Silvestre)

Para alguns, viver um dia é muito pouco; para outros, isso é uma eternidade

Para alguns, a vida é tudo; para outros, tanto faz, estão desiludidos

Alguns estão dispostos a tudo para voltar a viver; outros dão tudo
[para largar a vida

Há os que vivem para os outros; e os que criam o próprio mundo
[e vivem sozinhos

Existem os que dão valor as pequenas coisas da vida, mas também os que não [se contentam com nada

Alguns vivem um dia de cada vez; outros vivem todos em um único dia

Alguns vivem de planos e promessas; outros entregam tudo
[nas mãos do destino


Mas vivem!


Aproveitando a oportunidade, convido todos a participarem do nosso Capuccino Filosófico, a ser realizado no próximo domingo (26 de Julho) a partir das 16 horas na Casa das Caldeiras.
Endereço: Av. Francisco Matarazzo, 400 - Barra Funda - São Paulo - SP
09:01:00

Escreva conosco!

(por Luciano Silvestre)

Olá, meus amigos! Agradecemos de coração a todos que têm comentado aqui no blog. Na medida do possível estaremos passando no blog de vocês e retribuindo o comentário. No texto de hoje, vamos fugir um pouquinho dos temas que aparecem por aqui e fazer um convite à todos os nossos leitores.

Estamos ampliando cada vez mais o conteúdo nosso blog e, para que isso aconteça, contamos com a colaboração de todos. Por isso, convidamos aqueles que gostam de escrever a enviar textos para serem publicados aqui na nossa página.

Os textos enviados serão lidos e, se aprovados, publicados. Vale poesia, quadrinhos, prosas e tudo o mais.

Se você se interessar em colaborar, ou até mesmo dar opiniões sobre temas, envie um e-mail para luciano_silvestre@yahoo.com.br

Estaremos aguardando seu contato! Um abraço e até a próxima!
16:07:00

Aniversário da Consituição de 1934

(por Luciano Silvestre)

No último feriado, postamos aqui um pequeno texto sobre a Revolução Constitucionalista. Hoje, vamos ver uma consequência direta do movimento armado: a promulgação da Constituição de 1934.

Completando hoje 75 anos de idade, ela foi a mais curta Constituição que já tivemos. Mesmo assim, a Constituição de 1934 trouxe inovações como, por exemplo, o salário mínimo e a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias.

O voto secreto foi instituído e a participação popular na política aumentou, preocupando as oligarquias aqui instaladas. Mas o tempo foi curto para que a nova lei pudesse modificar muitas coisas no país; em 1937, uma nova constituição foi outorgada por Vargas.
07:41:00

Um exemplo de perseverança

(por Luciano Silvestre)

Visitando ontem a página de notícias do G1, algo na primeira página me chamou a atenção. Um homem de 84 anos recebeu o diploma do ensino médio em uma escola da rede pública de SP. Otacílio largou os estudos ainda criança e ficou fora da sala de aulas por mais de 70 anos. Agora, com o diploma na mão, ele quer ser advogado.

Achei legal trazer esta maravilhosa notícia aqui no nosso blog. Com isso conseguimos mostrar (acredito que da forma mais clara possível) a perseverança de uma pessoa. Otacílio quis, teve vontade e lutou para conseguir seu diploma. E conseguiu.

O primeiro requisito para estudar chama-se força de vontade; o restante, você adquire com o tempo. Não tenha pressa, tenha vontade. Todos nós somos capazes de realizar qualquer coisa quando queremos e concentramos nossos esforços para tal.

Portanto, tenha vontade para fazer as coisas. Você conseguirá resultados impressionantes. E tenho certeza de que não há nada melhor do que sentir-se capaz de realizar uma tarefa. A matéria completa você confere clicando aqui.
21:36:00

O medo e o Herói.

(por .Fe.Mazi)

Há cerca de 3 meses iniciei um trabalho voluntário no GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e á Criança com Câncer) em São Paulo. Dentro do voluntariado existem diversas divisões, "departamentos" por assim dizer. Trabalho no lugar chamado "Cantinho da Paz", que tem como finalidade ser um espaço onde pacientes e familiares podem ir, seja para orar, meditar, conversar, enfim este espaço é como que um alívio aos pacientes e familiares. Os voluntários do Cantinho andam pelo hospital, entram nos quartos e tentam levar ao menos um ombro amigo em momentos onde a vida encara sua brevidade.

Cada dia tem sido um aprendizado sem fim, num lugar onde algumas vidas deixam de existir e outras renascem. Cada gesto, cada olhar é uma lição. Eu então me deparo com a fragilidade da vida e como naquele lugar qualquer bem material parece fútil e desnecessário. Naquele lugar crianças frágeis enfrentam o inimigo que até reis e imperadores temeram, a morte.

Cada um encara a morte segundo seu credo e sua filosofia de vida, e é até curioso a diversidade de atitudes diante deste "obstáculo" intransponível. Pode-se negá-la, pode-se não pensar ou simplesmente fingir não ser mortal. As posturas variam e o homem em toda a História oscilou entre o medo e a curiosidade diante da morte, mesmo porque esta é de fato, o grande enigma, grande e último.

Este enigma é encarado todos os dias nesse e em tantos outros hospitais. Tenho aprendido com essas crianças e adolescentes que o verdadeiro herói nunca nega o medo, pelo contrário, se dá o direito de chorar diante dele. O verdadeiro herói não nega sua mortalidade, mas encara o que está por vir, assim, desse jeito, com medo, chorando e soluçando, admitindo e não negando.

Tenho aprendido que ali não existem apenas crianças e adolescentes, mas Heróis. Heróis que o mundo provavelmente não irá conhecer, mas que consquistaram o mundo dos corações de suas famílias e amigos. Heróis que tiveram a realização de seus sonhos podada, mas que nunca deixaram de sonhar. Heróis que não se curvam diante da morte, ainda que a encarem com lágrimas nos olhos.

Não se pode negar a condição mortal do homem, mas pode-se elevá-la em dignidade e estes Heróis o fazem, a cada transplante, a cada quimioterapia, a cada cirurgia.

Estes são os meus Heróis.
10:13:00

Algo a mais no seu paladar.

(por .Fe.Mazi)

Senhoras e senhores, moças e rapazes, pensadores de um modo geral, esse post é uma pequena nota informativa. Há alguns anos, nossa boa e velha TV Cultura vem exibindo o programa Café Filosófico, acredito que a maioria conheça e até acompanhe.

Muito bem, inspirados de certa forma pelo programa, mas alçando vôo com nossas próprias asas, criamos o Capuccino Filosófico! (sério mesmo....!) E nossa ideia é exatamente acrescentar um algo mais ao nosso paladar intelectual, além do já habitual cafezinho.

Tivemos nosso primeiro encontro em meados de Março, e nosso Capuccino que começou numa xícara bem pequena e modesta, meio constrangido, assume agora uma xícara um pouco maior com nosso segundo encontro, promovido pelo blog A Arte de Refletir.

Bom, piadas sem graça à parte, o objetivo de postar isso aqui é, claro, convidar os interessados e aqueles que tem condição de comparecer, já que o encontro será em São Paulo, e também inspirar outras ideias como essa. Promover encontros e grupos de discussão seja sobre filosofia ou outro assunto, enfim, crescermos juntos, partilharmos experiencia de vida e conhecimento intelectual, voltar aos primórdios gregos da Filosofia, onde grandes grupos discutiam a realidade e incentivavam o ócio como necessidade para o homem parar e se questionar.

O tema de nosso segundo encontro é: Somos livres? Nesse encontro pretendemos discutir a questão da liberdade e do livre-arbítrio. Como somos livres se tudo é contingente? Faremos uso de músicas, do Mito da Caverna de Platão e da célebre frase de Jean-Paul Sartre: "Estou condenado a ser livre."

Então aqueles que puderem e quiserem comparecer será uma honra recebê-los.

II Capuccino Filosófico
Data: 26-07-2009
Horário: 15 horas
Local: Sesc Pompéia.
09:15:00

Revolução Constitucionalista - 1932

Mais conhecida como Revolução de 1932, foi um movimento armado do Estado de São Paulo contra o governo provisório de Getúlio Vargas. Os combates se arrastaram por quase 3 meses e trouxeram como resultado muitas mortes e vários danos às cidades do interior paulista.

No levante, a população se alistou voluntariamente e foi à luta. Mesmo assim, as tropas paulistas se renderam em outubro do mesmo ano. A revolução foi a maior luta militar no Brasil do século 20.

Dica Cultural
Neste feriado, você pode fazer uma visita ao Parque do Ibirapuera e ainda ver o Obelisco de São Paulo, um monumento de 72 metros de altura em homenagem aos heróis da revolução de 1932.
08:31:00

Enfim, férias!

Há aqueles que digam que o ano demorou a passar, mas também vemos aqueles que acham que o ano está indo rápido demais. Mas o que interessa mesmo é que as férias chegaram! E este texto é um recado especial aos vestibulandos.

Com certeza já falaram pra você que vida de vestibulando é complicada, não tem fim de semana e muito menos férias. Mentira. Isso só é complicado para aqueles que deixaram os estudos para a última hora. Portanto, se você está em dia com as matérias, tire férias e descanse.

Falo isso por experiência própria. Estudei boa parte das matérias no primeiro semestre. Tirei férias e descansei para voltar preparado no segundo semestre. Não me arrependo do que fiz. Passei na primeira colocação do curso que escolhi e estudo em uma ótima faculdade, com amigos e professores fantásticos.

Se você é aquele que não consegue largar os livros (conheço muita gente assim), tudo bem. Você não vai conseguir deixar de estudar nas férias. Estude, mas saia com os amigos, dê uma volta de bicicleta por aí, conheça lugares diferentes; isso vai lhe fazer muito bem.

Vestibulando não vive apenas de livros, não respira apenas vestibular e não come apenas vestibular, como já ouvi pessoas falarem por aí. Vestibulando precisa viver, precisa ter o seu tempo para relaxar e descansar.

A dica para as férias é: descanse, isso fará bem a você. E volte no segundo semestre bem preparado para encarar a maratona de vestibulares.

Um grande abraço à todos e, boas férias!
12:24:00

A arte de sofrer.

(por .Fe.Mazi)

O ato de criar é próprio da raça humana. Muitos fatores constituem o complexo processo criativo. Destaco aqui um dos elementos que fundamentalmente compõem os acordes da orquestra criativa: o sofrimento.

"O sofrimento é a fonte da criatividade." - frase ilustre do filósofo Arthur Schopenhauer, ilustra bem os rumos do processo criativo.

O artista, seja qual for a sua arte, é aquele que vê o mundo pelo prisma da Arte, e isso não é romantismo vazio. Arte é um jeito diferente de enxergar o mundo, e não se separa o artista do homem. Não é possível ser artista em determinados momentos e deixar de ser em outros.

A dor, a derrota são matérias-primas, oprotunidades de interpretação. Onde o homem muitas vezes pára, o artista vê além, não pára na dor mas extrai arte dessa dor. Sendo assim o sofrimento torna-se porta e não parede.O sofrimento de um modo geral, uma perda, uma derrota, uma frustração enfim, pode ser fértil ou infértil. O artista deve ser aquele que semeia a criatividade com o adubo do sofrimento.

Da mesma forma é necessário enxertar arte em nosso cotidiano, e olhar o mundo através da arte não é privilégio daquele que pinta, desenha ou esculpi. É muito mais atitude interior, tornar-se um artista da vida, na vida e assim transformar a vida em arte, fazendo até mesmo do sofrimento fonte de inspiração.

"A arte da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte." - Mahatma Gandhi.
09:00:00

Vamos desacelerar um pouco

(por Luciano Silvestre)

A explosão de modernidade que estamos vivendo trouxe com ela avanços e retrocessos. Hoje dispomos de recursos que nosso pais ou avós nunca antes imaginaram que pudessem existir. A tecnologia tomou conta de tudo, de ponta à ponta. A geração de hoje só fala em internet, video games interativos e tudo o mais. O acesso às informações nunca foi tão universal como hoje o é.

Mesmo assim muitas pessoas não acreditam que estamos pagando (muito) caro por todos esses "benefícios". Como? É simples e fácil responder: nós estamos criando a sociedade mais independente possível. Os diálogos familiares, por exemplo, se resumiram a simples conversas em mensageiros instantâneos.

E a tendência de tudo isso é pior, se não fizermos nada contra. Às vezes paro um pouco para tentar imaginar como será o mundo em que meus filhos viverão, mas não consigo. É impossível. É difícil dizer até mesmo se ele ainda existirá. Não, não sou pessimista e nem acredito em teorias para o fim do mundo, mas é fato que nossa sociedade está se desfragmentando cada vez mais.

Chegou a hora de juntarmos as forças e inverter este quadro, antes que nossa sociedade termine nos braços da desunião. Vamos lutar para desacelerar essa máquina que há anos vem corrompendo nosso mundo. Sejamos unidos e feliz.
22:55:00

FLIP 2009

Começou na última quarta-feira, 01 de julho, o evento literário mais importante do país. A Festa Literária Internacional de Paraty - FLIP - ocorre desde 2003 na cidade de Paraty, no Rio de Janeiro. Este ano, na sua sétima edição, o homenageado será o escritor Manuel Bandeira. De 1 a 5 de julho serão debatidos os mais diversos temas sobre literatura brasileira e internacional.

Chico Buarque marca presença no festival deste ano na mesma mesa que Milton Hatoum, outro grande escritor brasileiro. Sua última obra, de 2008, chama-se "Órfãos do Eldorado".

Fica aqui, neste mini-texto, o registro de uma das mais importantes eventos de promoção à leitura.
08:59:00

Escolhendo uma boa universidade

(por Luciano Silvestre)

Os vestibulares se aproximam. A tensão começa a aumentar. A sensação de que não vai dar tempo para terminar o conteúdo antes das provas nos rodeia. Sim, isso acontece. Também passei por isso e estou aqui para contar um pouco mais da experiência por que passei. O texto parece ser mais voltado para os alunos terceiro anistas, mas você também vai passar ou já passou por isso.

Uma das escolhas mais importantes da vida de um estudante é escolher a profissão e, consequentemente, o curso que lhe dará a base para exercê-la. Isso merece atenção máxima e muita calma para pensar e, por fim, escolher.

Escolhido o curso, o próximo passo é optar por uma instituição de ensino. Parece fácil, mas apenas parece. O mercado de trabalho tornou-se exigente e para conseguir um bom emprego, você também deve ser exigente na hora de escolher onde estudar. Não se encante com aquelas que possuem academia e até salão de beleza. Local de estudar é local de estudar. Não dá certo misturar as coisas.

Uma dica é ver a tradição da faculdade na área do curso que você escolheu e também o seu conceito (avaliação do curso). Pense bem no que vai escolher, pois o seu futuro está em jogo. Comece bem desde já.
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial