Algo a mais na sua vida. Seja bem-vindo(a)!

Post Top Ad

Post Top Ad

19:40:00

O fracasso do Dia Mundial sem Carro

Na última terça-feira (22) tivemos o Dia Mundial sem Carro, que infelizmente não ocorreu como esperava-se deste Movimento que tinha por objetivo retirar das ruas os carros que são utilizados diariamente e que poderiam ser poupados. A Manifestação seria uma ótima maneira de mostrar ao mundo que a mudança é necessária e que é possível utilizarmos de modo eficiente o transporte coletivo. 


Em prática, a medida não funcionou e em um dia chuvoso na cidade de São Paulo existiam já às 8h da manhã cerca de 80km de congestionamento. Crê-se que o maior problema desta medida foi a ineficácia do transporte coletivo nas grandes cidades que possuem meios de movimentação saturados, nada pontuais e, no caso de algumas cidades, em estado deplorável. Para que esta medida funcione é fundamental que haja transpostes coletivos de boa qualidade para que funcionem como medida alternativa de transporte em um dia útil.


A medida seria muito viável se experimentada anteriormente em um fim de semana ou algum dia de menor movimento, talvez esta medida também devesse ser melhor diculgada pela mídia que comanda a diulgação de eventos em nosso país.


A medida é ótima, entretanto, deve ser melhor pensada e analisada para acontecer. Pelo lado bom, esta pode ser a primeira de muitas manifestações que conscientizem a população a respeito dos Impactos Ambientais causados por todas as ações humanas. Nos próximos anos, poderemos ter o Dia Mundial sem Fábricas, sem Descartarmos Plásticos ou até o Dia Mundial da Reciclagem. Quem sabe um dia teremos um mundo melhor e consciente.  
14:13:00

Humanize-se





(por Luciano Silvestre)

A sociedade na qual vivemos criou (e continua criando) inúmero esteriótipos, desde os mais "naturais" aos mais incompreensíveis. Quem não se encaixa no padrão estipulado é o chamado careta ou antissocial.

No entanto, muitos esquecem de que cada ser humano tem o seu modo de pensar e a sua maneira de agir. Logo, temos limitações, as quais devem ser respeitadas por todos.

Ainda não contentes com a vida que Deus lhes deu, alguns ultrapassam seus próprios limites e não têm medo do perigo. Bebem, fumam, se drogam. Eles conseguem alguns instantes de glória, mas ganham anos de dependência química.

Portanto, lembre-se: você é só mais um ser humano mortal que habita esta esfera terrestre. Não é nenhum super herói. Dê mais valor à sua vida, respeite seus limites e seja feliz!
12:25:00

É elaa......!!! A TV !!!

(por .Fe.Mazi)

Atenção Atenção!!! Senhoras e Senhores, moços e raparigas! Uma nota urgente de interesse geral!
Neste ilustre dia de hoje comemoramos o......... Dia da Televisão!!! Sim Sim Sim....! É o dia da TV!!!

Este sistema eletrônico de recepção de imagens e sons de forma instantânea também tem o seu dia! Na certa, o russo Vladimir Zworykin quando registrou a patente do tubo iconoscópico para câmaras de televisão em 1923, não sabia que seu invento ia dar nisso!

Masss o melhor de tudo é que, o dia é dela mas quem ganha somos nós, observadores deste aparato hipnotizante!!! Aliás sempre saímos ganhando! Somos constantemente e cotidianamente abençoados com imagens e sons Hi-Fi de qualidade! Isso sem falar da programação...

Há dúvidas disso...? Recebemos em nossos lares uma programação vasta, feita para todos os gostos! Temos programas para família, pra nos divertirmos juntos de forma sadia! Temos programas para as crianças e jovens, programas que ensinam a cidadania, a educação, o bom exemplo, sem uma pitada sequer de violência ou sensualidade! Não Não Não... nada disso em nossa amiga TV! Ela nos informa, de tudo o que acontece de forma transparente e límpida! E o melhor ela ainda guarda para o final de semana, para podermos todos juntos sentarmos diante dela e a adorarmos! Quantos programas bons! E como somos todos gratos a ela!

Portanto, registro aqui minha pequena e simbólica homenagem á ela.... a Televisão!
Continuemos sintonizados.....
14:21:00

Autocracia.

(por .Fe.Mazi)

Faço aqui uma pequena nota para indicar um bom filme que assiti esse fim-de-semana. O filme "A Onda" ( Die Welle, Alemanha, 2008) nos traz a história de um professor um pouco fora dos padrões, que ao receber o tema: Autocracia para debater com seus alunos, decidi propor um experimento sociológico.

Segundo nossa grande amiga Wikipédia, Autocracia literalmente significa a partir dos radicais gregos autos (por si próprio), cratos (governo), governo por si próprio. No filme, ao ouvir a opinião de alguns de seus alunos, dizendo que não é possível nos dias de hoje surgir uma nova ditadura, Ranier ( o professor) decidi criar um movimento, com um nome, uniforme e até saudação.

Sem estragar surpresas, o tal movimento cresce de uma maneira que seus membros passam a hostilizar com aqueles que não concordam e tudo se encaminha para um final trágico.

Interessante notar como, mesmo jovens inteligentes e questionadores, como os mostrados no filme, passam a ser influenciados e obedecer ordens sem contestar, por mais absurda que possa parecer a ordem. Autocracia: ordens ditadas segundo a vontade de um indivíduo ou grupo de pessoas.

Bom, a indicação foi feita!
20:00:00

Ter ou ser; eis a questão?

Estes dias estava em casa, tirando uma pausa do cotidiano, e assistia "muito atentamente" à televisão quando algo chamou minha atenção e me trouxe à realidade. Este era um documentário sobre esteróides e a busca do corpo perfeito, coisas do mundo moderno. O documentário afirmava que os esteróides não fazem mal à saude humana e que não tinha problemas em adotá-los como auxiliares para a perfomance esportiva, por outro lado, outros especialistas afirmavam que, a longo prazo, os esteróides (trivialmente chamadas bombas) podiam trazer grandes problemas como mudança de comportamento, impotência sexual e até mesmo, câncer.
Este documentário chamou a atenção pelo fato de que a sociedade hoje prefere ser bonito e obter músculos de forma fácil e que, possivelmente, pode levar problemas a melhorar o conhecimento acadêmico e manter uma vida saudável. Hoje, considera-se mais importante ser bonito perante aos outros e causar uma boa impressão aos outros, do que estar bem consigo mesmo não se importando com o pensamento dos outros. Estamos vivendo em função do que os outros pensarão de nós, isto é inaceitável.
A sociedade preocupa-se com o que temos e quanto temos, enquanto isso valores como honestidade, sinceridade, lealdade e amizade estão sendo perdidos em meio a tantos valores comerciais. Compramos roupas e acessórios para impressionar os demais e os tratamos como se não fossem da mesma raça, a raça humana. Nos consideramos superiores por termos mais coisas e isso, absolutamente, não o somos.
Vivemos em uma sociedade burguesa que prega a riqueza, isto é fato. No entanto, podemos considerar os valores que as pessoas têm como riqueza e isto pode nos levar a uma sociedade mais igualitária e talvez mais respeituosa entre as pessoas. 
O que é importante para nós? Recebermos respeito ou presentes de estranhos? Termos um corpor bonito ou saudável? Sermos dignos de valor ou apenas termos posses? O que será que é prioridade para nós??? Creio que estas são perguntas a serem feitas e repensadas para mudarmos nossa atitude e só então, teremos uma sociedade verdadeira.
11:06:00

E esse nosso protesto.....?

(por .Fe.Mazi)

Interessante como o poder da denúncia, do protesto varia de acordo com a época, ou melhor, com a liberdade que se dá ao próprio protesto. Estava refletindo hoje, ao ver algumas notícias do dia de ontem, e questionava o poder e o alcance que passeatas, mobilizações, protestos ainda tem.

Ao que parece a liberdade de expressão podou a força da propria "expressão". Estranho isso, mas talvez a liberdade em fazer tal coisa, faça com que essa mesma coisa não tenha tanta força quanto se fosse proibida de ser feita.

Em tempos de ditadura e repressão, os protestos pareciam ter muito mais repercussão, já que só o fato de ter coragem de sair nas ruas pra protestar já era um ato de muita bravura. Um verdadeiro campo de batalha onde as armas eram as palavras. Palavras contra balas.

Hoje os protestos e passeatas são um direito reconhecido do cidadão, obviamente que feito pacificamente. Mas de Parada gay á Grito dos excluídos, qualquer indivíduo pode se juntar a um grupo e protestar. Direito reconhecido, mas e a repercussão disso tudo? O protesto ainda é um meio eficaz de reinvidicação ?
21:04:00

Independência?

(por Luciano Silvestre)

Amanhã, 7 de setembro, milhões de brasileiros patriotas comemoram a independência do Brasil. Mas como o tempo anda curto para mim, resolvi escrever alguma coisa hoje mesmo. Desde já, adianto que não vim aqui para falar sobre história, mas sobre a realidade.

Mas, que independência? Será que ela realmente existe na sociedade em que hoje vivemos? No pouco tempo em que assisti à televisão neste fim de domingo, perdi a conta de quantas pessoas não sabem cantar o hino de seu próprio país. Onde está o erro? Cultura? Educação? Onde?

Infelizmente somos obrigados a presenciar inúmeras situações desse tipo e continuaremos vivenciando mais outras. Hoje não mais se canta o hino nacional antes de entrar na aula. Lembro-me que na minha época da escola primária já não cantava, mas rezava um Pai Nosso.

E então caro leitor, como podemos dizer que somos independentes se nem cantar nosso hino sabemos? Fica complicado responder. Até quando teremos que enfrentar episódios como estes?

De acordo com o pronunciamento nacional dado pelo nosso presidente hoje à noite, parece que foi encontrada uma solução para todos os problemas do Brasil. À essa solução deu-se o nome pré-sal.
12:17:00

Independer...?

(por .Fe.Mazi)

Hoje iniciamos a Semana da Pátria, culminando com o 7 de Setembro, Dia da Independência. Podemos refletir muito sobre o significado dessa data, o que ela quer dizer e até mesmo se há o que comemorar.

Independência é uma palavra forte, de grande peso. No entanto declarar-se independente não quer dizer que não se precisa de mais nada além de si mesmo, enfim, alguém auto-suficiente. Psicologicamente falando, precisamos do outro e desde tempos remotos o homem vive em grupos, constitui sociedades. Necessitamos do outro, assim como o outro necessita de nós.

Mas existem diferentes formas de dependência. Um filho pode depender de seus pais de muitas formas, mas não é o mesmo que alguém depender de algum medicamento ou droga. Deve-se distinguir dependência de dominação. A dificuldade é que as vezes apenas uma tênue linha separa os dois.

Trazendo isso para nossa pátria, nosso país, vivemos tempos assustadores. Somos fantoches dominados (dependentes não por conta própria) por indivíduos que, por sua vez parecem ser também marionetes de outros, e o topo da pirâmide parece esmagar cada vez mais sua base, esquecendo que é exatamente a base que sustenta o topo. Nós comemos a lavagem da hipocrisia, e ainda temos que fazer cara de quem está gostando por que afinal.... temos escolha?

Cito um exemplo trivial aqui. Há um tempo atrás a passagem de trem aumentou, muitos se revoltaram, muitos pegavam o trem amaldiçoando e xingando os governantes, mas no final o que aconteceu? Continuamos pegando o trem e eu continuo sendo esmagado entre os usuários na segunda-feira de manhã.

É apenas um exemplo, pode-se projetá-lo em muitas outras situações. E eu não cito isso pra dizer que temos que fazer algo, por que sinceramente não sei se é possível fazer algo. O governo deveria temer o povo, mas é o inverso que acontece.

É ridículo o diagnóstico dos 3 pilares da sociedade: saúde, educação e segurança. Tais palavras perderam seu significado. Fazer uso deles virou uma utopia. O povo não sonha mais, viraram uma massa que é constantemente moída pra retirar o que já não se tem mais, como uma cana que já passou pela máquina muitas vezes e não dá mais suco, mas ainda assim continua sendo moída.

Há muito o que falar, há muito o que reclamar, mas fazê-lo seria chover no molhado. Termino perguntando-nos: Quem pode declarar a Independência? Quem no dia 7 de Setembro poderia de fato comemorar a Independência? Alguém?
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial